Soluções Web – Network e Telecom

A Microsoft lançou no dia 14/03 a versão final do Internet Explorer 9. O navegador, que estava em testes há um ano, ganhou novos recursos, inclusive sugeridos pelos usuários, e já está disponível para download no próprio site da Microsoft: http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/products/ie/home.

A nova versão é compatível apenas com Windows Vista e 7. De acordo com a Microsoft, 2% dos usuários de Windows já utilizam as versões de teste do Internet Explorer 9. No total, 1 bilhão de pessoas têm o Internet Explorer instalado em seus computadores.

Integração com Windows

A nova versão agora funciona mais integrada ao Windows 7, versão mais recente do sistema operacional da empresa. De acordo com Osvaldo Barbosa de Oliveira, o objetivo é tornar a experiência de navegação na web “mais próxima com o uso de aplicativos nativos do Windows”. Por conta disso, a Microsoft remodelou o navegador, que ganhou mais espaço para a página e diminuiu o espaço para os botões de controle e barra de endereços. O resultado é um navegador parecido com o Google Chrome.

O Internet Explorer 9 também ganhou um novo recurso que permite fixar sites à barra de tarefas do Windows 7, como se a página web se tornasse um aplicativo. Caso o desenvolvedor do site em questão habilite todas as funções desse recurso, o usuário verá um navegador com cores similares à da página web ao abrir o atalho da barra de tarefas. Além disso, verá links para acessar as tarefas mais importantes do site a partir do ícone, que poderão ser personalizadas de acordo com a navegação.

O novo recurso também oferece vantagens aos donos de sites, que podem monitorar informações sobre a navegação do usuário. De acordo com a Microsoft, cerca de mil sites já utilizam o novo recurso em seus sites, inclusive o Facebook, o Twitter, o Hotmail e o brasileiro Buscapé. Entre os usuários das versões de teste do IE9, 87% fixaram sites na barra de tarefas de acordo com pesquisa da Microsoft.

HTML5

O novo Internet Explorer também é compatível com alguns recursos do HTML5, que permitirá assistir vídeos e animações sem instalar complementos no navegador. “Implementamos apenas os recursos já estáveis”, explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral de Consumidor Final e Serviços Online da Microsoft Brasil.

O navegador ganhou aceleração de aplicações de vídeo em HTML5 por hardware, o que significa que o navegador utilizará os recursos computacionais da máquina disponíveis para acelerar as páginas web. A velocidade do navegador, inclusive, é um dos pontos altos da nova versão, muito mais rápida do que a versão 8 do Internet Explorer.

Segurança

O Internet Explorer 9 também oferece uma lista de proteções que permite bloquear sites que monitoram a navegação do usuário. O navegador, que já filtrava sites com malware, agora passa a filtrar também os arquivos que o usuário baixa para seu computador. Caso ele identifique o arquivo tem problemas, o usuário pode excluir o arquivo do computador direto do navegador. “O IE evita mais de 3 milhões de ataques pela web por dia”, diz Oliveira.

Opinião pessoal

Já venho utilizando o ie9 desde sua versão beta 2, e posso dizer como usuário e também profissional da área de informática que este está sem duvída melhor dos que as versões anteriores, está versão se aproxima mais não só dos recursos de outros navegadores como Firefox e Chromem, mas também em relação a interpretação de tags e formatação em css, que hoje é um grande problema para os desenvolvedores de Sites.

Autor: Alexandre Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: